Na RVS3D oferecemos equipamentos que facilitam os serviços de digitalização 3D ou “escaneamento 3D”, um processo utilizado para obter arquivos digitais a partir de objetos físicos.
Com o processo de digitalização 3D é possível capturar formas, texturas cores da superficie de um objeto criando uma réplica digital para arquivar ou modificar.A digitalização 3D é realizada através de scanners 3D de última geração, e na RVS3D nos orgulhamos de oferecer o melhor scanner nacional que você precisa no seu projeto.
Quanto aos arquivos digitais e modelamentos matemáticos, eles são imprescindíveis nos processos modernos de desenvolvimento de novos produtos e para sua manutenção ao longo do tempo.Desse modo, com o emprego de técnicas de digitalização 3d, a engenharia reversa pode ser aplicada à area de tecnologia de diferentes maneiras. Desde a metrologia tradicional ao desenvolvimento de produtos, arquivamento de museus digitais e até design para a indústria de arquitetura, engenharia e construção.
Claro que, possuímos scanners para digitalizar objetos com as dimensões que você necessita utilizar.
Como funciona um Scanner 3D para engenharia reversa?
Scanners 3D funcionam para engenharia reversa usando dados de digitalização de um objeto físico para criar um modelo CAD 3D para aprimoramentos e arquivamento do produto.
Nesses casos, as peças herdadas são descritas, geralmente, em desenhos bidimensionais, não em modelos CAD 3D.
Nossos Scanners 3D precisos possibilitam a reprodução das peças herdadas usando dados tridimensionais precisos.
O scanner 3D digitaliza a peça e os dados resultantes se tornam uma referência para criar um modelo CAD 3D, que pode ser usado para desenvolver novos moldes, ferramentas ou novas peças com as mesmas características dimensionais do produto original ou aprimoramentos de engenharia.Os dados de digitalização 3D de boa qualidade com uma malha impermeável também podem ser usados para imprimir em 3D uma duplicata do original e melhorar a eficiência na engenharia reversa no processo.
Equipamentos de digitalização 3D
Neste contexto, com o uso da digitalização 3d a engenharia reversa proporciona a capacidade de capturar dados do mundo físico e a partir dessas informações, criar modelos 3D, que são manipulados e depois trazidos de volta ao mundo físico, usando tecnologias modernas de fabricação.
É por meio desse trabalho de escaneamento 3D e engenharia reversa que a RVS3D oferece os serviços e também equipamentos de digitalização 3D, que permitem capturar detalhes com qualidade de resolução superior.
Atendemos de fabricantes de equipamentos originais, que realizam automação e fabricação em larga escala a pequenos projetos de reposição de peças antigas.
Neste escopo, para ajudar os clientes a reparar ou aperfeiçoar equipamentos existentes com a digitalização 3d e engenharia reversa, pode-se posteriormente, aplicar uma série de máquinas CNC e impressoras 3D, bem como, scanners, tal qual o Scanner 3D Modelo HARPY D, HARPY M e ou HARPY X
A digitalização 3D é uma opção para sua aplicação?
Se você está pronto para aprender como um scanner 3D pode funcionar para sua aplicação específica, entre em contato com um membro da RVS3D hoje mesmo .
Nossos scanners 3D fornecem soluções precisas e confiáveis para as necessidades de metrologia de indústrias com diversas aplicações em todos os lugares.
Durante uma demonstração presencial ou virtual, nossa equipe irá mostrar como a digitalização 3D melhora o design do produto, agiliza as linhas de produção, melhora o controle de qualidade e desbloqueia estratégias de qualidade que elevarão sua indústria a novas possibilidades.
Aplicação dos Serviços
de Digitalização 3D
Engenharia Reversa de objetos de tamanhos variados, prototipagem rápida, impressão 3D ou digitalização de peças, estruturas, obras de arte, etc.
Aplicação da digitalização na Engenharia
Estamos vivenciando a era digital, e com isso, a tecnologia nos trás grandes oportunidades de evoluir, e o Scanner 3D possibilita inúmeras aplicações de desenvolvimento das áreas onde ele é aplicado.
Área têxtil, médica, odontológica, mecânica, manutenção de ferramentas, desenvolvimento de produtos, testes de durabilidade de peças, joias, acervo histórico de museus, imagens sagradas, captação de imagens de campo aberto para mapeamento topográfico, etc.
Atrelado a manufatura aditiva, é possível recriar infinitas peças, itens que demandam várias amostras, antes de chegar no produto final, com fidelidade no dimensional.
Exemplos de Aplicação da Digitalização
3D na Engenharia</p:
- A digitalização na engenharia reversa entrega agilidade no processo, garantia de dimensional, aplicação em superfícies complexas, onde não é possível captar medidas com nenhum instrumento dimensional, como rosto humano e superfícies de peças de carros.
- Fazer estudo de deformação mecânica, onde é possível escanear o antes e depois de um corpo de provas, comparar esses dois arquivos, e checar o quanto deformou, após uma aplicação de força.
- Escanear um item, como em muitos casos, peças mecânicas obsoletas, para que seja feito a engenharia reversa, para posteriormente usinar esse item.
- Auxílio na desmontagem de componentes complexos, onde exige que a montagem seja garantida dimensionalmente. Auxílio em avaliações de peças singelas, para que quando forem montadas, haja o mínimo de interferência possível.
- Avaliação dimensional de moldes plásticos, ferramentas de corte dobra e repuxo, na manutenção de ferramentas, onde é necessário um mapa de cor, para possivelmente aplicar solda para reparos.
- Aplicação para Realidade Virtual VR, onde é possível escanear qualquer item, desde pessoas até carros, para que seja introduzido no mundo virtual.