digitalização 3d de joias
Para digitalização 3D de joias com qualidade profissional, você precisa de um scanner 3D dedicado para joias ou um scanner projetado para digitalizar objetos pequenos.
É disso que vamos tratar aqui!
A RVS3D é uma empresa especializada na fabricação de produtos que facilitam a digitalização 3D, possibilitando a criação de modelos virtuais e facilitando o desenvolvimento de vários projetos industriais.
Para tirar todas as suas dúvidas sobre scanners para digitalização 3D de joias.
O que é digitalização 3D de joias?
A digitalização 3D, a grosso modo, é o processo de análise digital de um objeto para obter informações 3D sobre sua forma.
Um dos usos mais populares da tecnologia de digitalização 3D é a digitalização de joias.
O processo de digitalização de joias e pedras preciosas, em específico, tem como objetivo, criar uma cópia digital do objeto original.
Podendo a cópia digital dessa digitalização em 3D ser usada para muitas finalidades, como reparar ou duplicar um item valioso.
Importante lembrar que, o scanner 3D pode até ter sido adotado como uma ferramenta complementar pelos joalheiros tradicionais, mas a tecnologia também permitiu que os recém-chegados entrassem no campo.
Muitos dos quais combinaram a digitalização 3D com a impressão 3D de joias.
Como funciona a digitalização 3D de joias
Nosso scanner HARPY D, possui mesa giratória automática, ou mesa de rotação automática, na qual a jóia é colocada para ser digitalizada.
A mesa é capaz de inclinar de um lado para o outro com 2 angulos de liberdade. Portanto, é necessária pouca intervenção do joalheiro.
O HARPY D emite uma luz que projeta uma série de padrões na superfície da joia. Esses padrões se deformam visivelmente de acordo com a superfície e os contornos do objeto.
Enquanto isso, 2 câmeras de 5mpix capturam esses padrões deformados, que são processados pelo software para determinar a geometria precisa da joia.
O resultado é um modelo 3D que pode ser utilizado como referencia para ser modelado uma nova jóia, um novo suporte, ou pode ser fatiado para impressão 3D, etc.
Fluxo de trabalho típico de digitalização de joias 3D
Simplificando, uma peça de joalheria é digitalizada, depois disso, o software cria um modelo 3D, que pode ser exportado para um software CAD especializado para joalheiros.
- Preparação das joias
Normalmente, o scanner 3D tem problemas para processar superfícies brilhantes ou reflexivas, logo, quandoe não tratadas, as joias objetos difíceis de digitalizar.
Isso porque, os padrões de luz projetados nas jóias ficam distorcidos quando refletidos pelo objeto de metal ou pedraria.
Tal problema pode ser atenuado aplicando na superfície do objeto uma fina camada de pó branco, que o deixará opaco.
- Posicionando as joias
Omelhor procedimento é posicionar o lado mais detalhado da peça voltado para cima, onde não haverá o contato físico direto com a mesa giratória.
Na maioria dos casos, será necessário que o usuário vire a peça para que o scanner consiga capturar as superfícies anteriormente ocultas.
- Start na digitalização 3D
Como o HARPY D possui mesa giratória automatica, ele permite que o item seja digitalizado quase que por completo, hávendo muito pouca necessidade de intervenção manual.
- Manipulação do modelo 3D com o software CAD
Quando a digitalização for finalizada, o software cria um arquivo de malha 3D (no formato de arquivo STL, por exemplo) da joia.
Esse modelo 3D é geralmente exportado para uma plataforma de software CAD, onde o joalheiro pode editar ou retrabalhar a peça, compartilhá-la online ou simplesmente armazená-la digitalmente para referência futura.
- Modelo de impressão 3D
Os modelos 3D obtidos por meio da digitalização podem ser impressos com a ajuda da impressão 3D de resina.
Nessa etapa, o joalheiro pode imprimir joias em 3D em resina fundível, antes de envolver o modelo impresso com um material de revestimento para fazer um molde.
Em seguida, o modelo impresso em 3D é queimado, deixando uma cavidade no molde com o formato da joia original.
Por fim, o joalheiro pode derramar metal fundido – ouro, prata ou bronze, por exemplo – no molde para criar uma nova peça de joalheria.
Em alguns casos, pode ser possível imprimir a joia diretamente com uma impressora 3D de metal, pulando o processo de fundição.
Aplicações de digitalização 3D de joias
Os joalheiros usam scanners 3D por vários motivos. Alguns dos usos mais comuns da digitalização 3D de joias incluem:
Reprodução de herança
Usando um scanner 3D, é possível criar um modelo 3D de uma valiosa peça de joalheria, que pode ser usada para criar uma réplica usando impressão 3D e técnicas de fundição.
Os clientes podem querer criar cópias de uma herança de família para dar a outros membros da família, ou para que possam usar a duplicata enquanto mantêm o original seguro.
Alianças de casamento combinando
Muitos clientes exigem alianças de casamento que correspondam à escala de seu anel de noivado.
Ao digitalizar em 3D o anel de noivado, é fácil criar uma aliança de casamento correspondente usando o modelo digital.
Configuração de pedra
Joalheiros geralmente precisam criar novos anéis e configurações para pedras preciosas existentes.
Nesse caso, ao digitalizar a pedra preciosa em 3D, o joalheiro pode usar o modelo 3D para criar uma configuração que se encaixe perfeitamente na pedra.
Engenharia reversa e reparos
A joalheria de digitalização 3D permite que os joalheiros peguem uma peça existente e construam no modelo digital de várias maneiras.
Então, eles podem usar o modelo 3D para criar uma nova peça com modificações ou reparar uma peça danificada.