Construindo geometria

No menu Geometry (disponível na aba horizontal "Measurement") você pode detectar e construir primitivas geométricas nas capturas ou modelos previamente obtidos.

Um ponto primitivo pode ser descrito de quatro maneiras:

  1. novas coordenadas de pontos podem ser inseridas manualmente nos colchetes do eixo do sistema de acordo com as condições de medição especificadas;
  2. especificando um ponto em uma superfície de malha pressionando Alt + LMB. Suas coordenadas serão exibidas nos colchetes do eixo do sistema;
  3. baseando um ponto em uma primitiva.

As primitivas Plano, Esfera e Cilindro podem ser selecionadas pressionando Alt + LMB para construir pontos relacionados.

Uma esfera tem um ponto relacionado - o centro, o cilindro tem dois - início e fim do eixo. Um plano pode dar um número ilimitado de pontos, um para cada Alt+LMB pressionado;

https%3A%2F%2Fs3-us-west-2.amazonaws.com%2Fsecure.notion-static.com%2F63aeaa5f-053b-4910-a341-e30dd11531bd%2Fcg_-_1.jpg?table=block&id=d1ed29c3-f7ed-4c5f-a644-a90f6964b302&spaceId=8ca938ed-6224-409f-b7f2-45ec058446c1&width=580&userId=&cache=v2       https%3A%2F%2Fs3-us-west-2.amazonaws.com%2Fsecure.notion-static.com%2Fb32eb603-f2c0-4ef1-af84-cfbf5c913bbc%2Fcg_-_2.jpg?table=block&id=c98d2cb0-0b06-4930-be01-57d984b5b3b2&spaceId=8ca938ed-6224-409f-b7f2-45ec058446c1&width=770&userId=&cache=v2

https%3A%2F%2Fs3-us-west-2.amazonaws.com%2Fsecure.notion-static.com%2F28ffd8b7-b0c9-42ec-a2fc-c031029dee7f%2FExclamation-mark---cropped.png?table=block&id=97f08b90-7db5-4820-a397-fc093d41ff62&spaceId=8ca938ed-6224-409f-b7f2-45ec058446c1&width=270&userId=&cache=v2 Ao construir pontos em primitivos, é recomendado ocultar malhas e primitivos no fundo, pois os pontos são detectados no objeto mais próximo à vista.

 

4. Selecionar uma seção de malha usando qualquer ferramenta de seleção permite construir um "Ponto médio". As coordenadas de todos os pontos selecionados na malha são levadas em consideração durante este processo.

Construir um "Ponto médio" é ótimo para medições com dados estatísticos sobre a seção selecionada.

A opção Esfera constrói automaticamente uma esfera e calcula seu diâmetro. Para terminar de construir o primitivo, selecione um valor de filtragem de ruído - sigma (para brilho e superfícies pretas digitalizadas sem pó fosco, é recomendável usar um coeficiente menor que 0,95. Com sigma 0,5, até 50% dos triângulos são excluídos do cálculo, com sigma 1, todos os triângulos selecionados participam do cálculo), aponte para uma esfera e pressione Alt + LMB.

https%3A%2F%2Fs3-us-west-2.amazonaws.com%2Fsecure.notion-static.com%2Fd6705081-668e-4dbe-80a5-e5eb5aa64712%2Fcg_-_3.jpg?table=block&id=d2756f80-dfdb-4b7f-a31d-01142cd15ba2&spaceId=8ca938ed-6224-409f-b7f2-45ec058446c1&width=1280&userId=&cache=v2

A primitiva do plano é detectada selecionando uma seção de superfície em uma malha.

Da mesma forma que foi à criação da esfera, o valor do filtro de ruído sigma deve ser escolhido. A seleção de superfície pode ser feita por qualquer ferramenta de seleção usando Ctrl + LMB para adicionar e Ctrl + RMB para subtrair.

Para construir o plano, pressione Detectar. O número de pontos usados na criação primitiva é calculado automaticamente e exibido.

https%3A%2F%2Fs3-us-west-2.amazonaws.com%2Fsecure.notion-static.com%2Fe0e439c9-7843-4b50-9efb-6ee577c059b5%2Fcg_-_4.jpg?table=block&id=5d5974be-3969-4ab2-b86c-98ee755eac97&spaceId=8ca938ed-6224-409f-b7f2-45ec058446c1&width=980&userId=&cache=v2

Cylinder primitivo é construido similar ao plano.

https%3A%2F%2Fs3-us-west-2.amazonaws.com%2Fsecure.notion-static.com%2Fc7e90a83-dc3e-4554-be8e-b8fb852b0ee5%2Fcg_-_5.jpg?table=block&id=d6107ae3-7c1f-4c69-8e8a-a1320c1be6fc&spaceId=8ca938ed-6224-409f-b7f2-45ec058446c1&width=560&userId=&cache=v2               https%3A%2F%2Fs3-us-west-2.amazonaws.com%2Fsecure.notion-static.com%2F5661e577-d0d7-4188-8e02-a350df1d5ce3%2Fcg_-_6.jpg?table=block&id=e363539a-8177-4e56-9e50-d45131fd6179&spaceId=8ca938ed-6224-409f-b7f2-45ec058446c1&width=770&userId=&cache=v2

 

A opção Plane by 3 points constrói um plano usando 3 pontos especificados na superfície pressionando Alt + LMB ou primitivas criadas anteriormente. Para selecionar vários pontos na árvore do projeto, use Ctrl + LMB. Para desmarcar um ponto na árvore do projeto, pressione Ctr + LMB novamente. A desseleção na cena acontece apenas ao sair da função. O número de pontos usados para construir o plano é mostrado na nota (3 pontos).

https%3A%2F%2Fs3-us-west-2.amazonaws.com%2Fsecure.notion-static.com%2F463d60a0-6062-434a-9a34-7e220b70a2b5%2Fcg_-_7.jpg?table=block&id=68e9c4d7-aa8d-42c0-8c14-bda7fca12794&spaceId=8ca938ed-6224-409f-b7f2-45ec058446c1&width=670&userId=&cache=v2

O Middle point é construído no meio entre dois pontos selecionados na árvore do projeto ou especificados na superfície.

Use Ctrl + LMB para multi-selecionar na árvore do projeto e Alt + Ctrl + LMB para multi-selecionar na cena.

A função de projetar um ponto constrói uma projeção do ponto selecionado em um plano existente. É possível usar um dos planos de coordenadas ou um primitivo de plano criado anteriormente.

Os operandos podem ser escolhidos na árvore do projeto ou na cena pressionando Alt + LMB. Os operandos atualmente escolhidos são exibidos no diálogo da função.

Definindo plane by point and normal - o comando está localizado no widget de Geometria da guia Metrologia.

Para construir um novo plano, você precisa selecionar um ponto e uma normal. Um dos eixos de coordenadas do sistema ou qualquer um dos planos anteriormente construídos pode ser selecionado como normal. Os operandos podem ser selecionados no próprio widget ou antes de entrar no widget.

A seleção atual é exibida nas linhas correspondentes

A seleção inicial pode ser redefinida sem sair do widget.

O tamanho do plano de construção é ajustado por um deslizante e varia de 10 a 1000 mm.

 

Detalhes do artigo

Identificação do artigo:
50
Categoria:
Visualizações:
73
Avaliação (Votos):
(0)

Artigos relacionados