Digitalizando com textura.
Se a captura de textura for selecionada na etapa de criação do projeto, durante cada captura, um padrão de luz colorida será projetado no objeto. Então, o modelo 3D será sobreposto com uma imagem, contendo informações sobre a cor da superfície do objeto.
Se a cor do objeto e a cor do modelo resultante diferirem significativamente (os tons são diferentes, ou a imagem é muito escura ou muito clara), é necessário executar o cálculo automático do balanço de brancos. Para fazer isso, abra o menu Texture e pressione o botão Automatic calculation.
Para calcular automaticamente a exposição, o brilho do projetor e os valores de balanço de brancos é necessário apontar o scanner para um campo de calibração ou uma folha branca, definida na distância de trabalho de tal maneira que a área verde na tela capture apenas a superfície branca.
Use a opção Test snap para avaliar a qualidade da reprodução de cores. Esta função exibe imagens coloridas das câmeras usando as atuais configurações de captura de textura.
A nova opção para Desligar o projetor para texturização (Turn off projector for texturing) oferece a capacidade de se adaptar a diferentes condições de iluminação, ligando ou desligando o projetor durante a fase de captura de textura.
Essa opção fica disponível no menu de Software settings quando um projeto com textura está ativo.
Por padrão, o projetor é usado para a captura de textura. Isso é ideal para iluminação constante difusa e para digitalizar superfícies sem reflexos. Quando a iluminação é baixa ou a superfície é brilhante, reflexos do projetor e sombras nítidas aparecem em superfícies curvas, o que por sua vez requer menor brilho do projetor para uma captura de textura ideal. Quando a opção Desligar projetor para texturização está ativada, a luminosidade do projetor é definida como 0 durante a fase de captura de textura (permanece a mesma durante a digitalização da superfície real).
Antes de digitalizar, verifique a qualidade da textura fazendo um teste de captura.