Escaneando com targets.
Este método de digitalização é mais conveniente do que a digitalização sem targets. Neste modo, o objeto ou superfície de suporte é coberto com marcas redondas especiais (targets).
Além da construção da superfície do objeto, neste modo o scanner encontra os targets, determina o tamanho e calcula suas coordenadas. Se cada uma das digitalizações seguintes tiver targets suficientes das anteriores, a nova captura será automaticamente colocada na posição desejada. Desta forma, todas as peças formarão automaticamente um modelo de objeto tridimensional, facilitando o processamento posterior dos dados da digitalização, acelerando o processo de obtenção de um modelo 3D.
Os targets encontrados formam uma grade de referência. Você pode criar uma grade de referência de targets com antecedência e, em seguida, digitalizar o objeto. Assim, cada digitalização será conectada à grade de referência, e não à digitalização anterior, sem a necessidade de sobreposição entre elas.
A partir disso, deve-se notar que você pode colar menos marcadores em um objeto. A grade de referência pode ser usada repetidamente, se você estiver usando um objeto auxiliar para o seu processo de digitalização (por exemplo, uma placa com targets ou dispositivo). A grade de referência pode ser carregada em diferentes formatos: basegrid, obс, txt, dxf de fontes de terceiros, por exemplo, de um sistema fotogramétrico, que permite digitalizar grandes objetos (por exemplo, veículos) sem perda significativa de precisão.
O formato dxf é projetado para fornecer uma transferência de dados mais rápida quando interage entre o Agisoft Metashape Pro e o RV 3D Studio.
Ao colar marcadores em um objeto, é desejável escolher áreas planas. Neste caso, no modelo obtido, você pode cortar a seção com a marca e cobrir o espaço em branco sem perdas significativas no resultado. Usar uma superfície escura, que é "invisível" para o scanner, simplifica a remoção das caoturas extras ao processar o modelo. Um exemplo de superfície auxiliar - placa com marcadores.
Os targets devem ser colados da forma mais desorganizada possivel. Evite padrões ou curvas , pois isso pode provocar detecção incorreta de targets. Ao utilizar superfície auxiliar, o objeto não deve se mover em relação aos targets durante a digitalização!
O tipo e o tamanho dos targets podem ser escolhidos na criação do projeto. É possível detectar automaticamente o tipo e o tamanho do marcador visível no menu Marcadores.
Procedimento de digitalização:
- Cole os targets no objeto ou na superfície auxiliar.
Para ajudar a controlar a definibilidade dos marcadores, um algoritmo de pré-visualização de foco do marcador 2D foi implementado.
A pré-visualização do foco do marcador funciona em projetos com marcadores quando a opção "Focus assessment" no diálogo "Software Settings/Advanced" está ativada e a opção "Focus Display" no widget de digitalização está ativada.
Os targets que estão no campo de visão das câmeras e estão presentes nas visões de duas câmeras são avaliados pelo algoritmo de detecção para focar.
Targets 3D detectados e não detectados devido à pouca visibilidade e bordas fora de foco.
O limite de foco do taregs para captura controla a filtragem de targets pelo grau de nitidez das bordas dos marcadores.
Quanto menor o valor numérico do limite, mais rótulos são filtrados pelo algoritmo, ou seja, a sensibilidade do algoritmo é aumentada.
Reduzir a sensibilidade do algoritmo de foco reduz a precisão da detecção de marcadores.
Para projetos com precisão metrológica, recomenda-se o uso do limite padrão.
É possível desativar a estimativa de foco ou reduzir a sensibilidade do algoritmo de foco para projetos com requisitos de precisão baixos.
- Prepare o objeto a ser escaneado (se necessário). Crie um novo projeto com targets ou abra um já existente.
- Se a grade de referência de marcadores 3D já foi criada - carregue-a através da função Markers → Load base grid .
- Usando o modo Cross, determine a distância correta até o objeto.
- Ajuste a exposição usando o controle deslizante.
- Se você está criando uma grade de referência, marque a caixa Apenas Marcadores no menu de Digitalização.
- Comece a digitalização.
- Posicione o objeto / scanner na posição seguinte e depois inicie o processo de digitalização. Não mude a posição do objeto em relação aos targets! Para visualizar todas as digitalizações, clique no título do projeto.
A cor dos targets é selecionada ao criar o projeto, - determina a cor cujos círculos reconhecidos serão identificados como marcadores.
O diâmetro dos taregts em mm é selecionado ao criar o projeto, determina os círculos reconhecidos de qual diâmetro deve ser considerado como marcadores.
A distância mínima entre marcadores, mm - define a distância mínima em milímetros entre os centros de dois marcadores adjacentes. Um marcador localizado a uma distância menor que o mínimo especificado não será reconhecido.
O botão "Determine the diameter and color of markers" permite que você altere os parâmetros correspondentes até o momento em que a primeira captura contendo os targets reconhecidos é feita.
As configurações de brilho e exposição dos targets permitem que você ajuste os parâmetros apropriados do projetor e das câmeras para a melhor detecção de marcadores, dependendo das condições de captura.
Escala de visualização - permite que você ajuste a exibição apropriada dos targets.
Salvar a “grid” - a função permite que você salve a rede de referência de targets para uso futuro. Formatos de salvamento disponíveis: basegrid, txt.
Carregar a grid - a função permite que você carregue a rede de referência de targets. Formatos de salvamento disponíveis: basegrid, txt, obc
Ao importar uma ou mais “base grid” em projetos com marcadores sem uma mesa giratória, você deve criar e transferi-los manualmente para diferentes grupos. Deve haver apenas uma base grid por grupo. Ao escanear com uma base grid, você precisa selecionar o grupo que contém a base grid, habilitar a opção "Add to selected group" e começar a escanear. Em projetos com targets em uma mesa giratória, as base grid importadas são automaticamente colocadas em diferentes grupos.
Cor dos targets:
Target encontrado em várias capturas (confiável)
Target encontrado apenas uma vez (não confiável)
Target do “base grid”
Erro ao anexar o marcador à base grid
Se não houver targets suficientes no novo scan (menos de três) ou o software não conseguir juntar o scan aos targets já existentes, uma mensagem de erro é enviada e o scan é considerado mal-sucedido.
- vá para a aba Processing para processamento adicional ou crie um novo projeto para digitalizar o objeto do outro lado.
- escaneie um objeto de todos os lados necessários, observando visualmente o alinhamento correto das digitalizações no modo de visualização do modelo,
Os targets podem não ser detectados em casos que a óptica do scanner está configurada incorretamente; a exposição ou a distância focal está definida incorretamente; o tamanho ou a cor dos targets do projeto não corresponde ao real; os targets estão muito desgastados ou sujos; a forma do targets não é redonda.
Para ajudar a controlar a definição dos targets, são implementados algoritmos em tempo real para visualizar e focar os targets.
A visualização começa a funcionar antes do início da digitalização, basta apontar a câmera para os targets colocados na distância de trabalho e abrir o Markers widget.
Nas visualizações de câmera, cruzes de diferentes cores exibem marcas 2D identificadas que estão no campo de visão das câmeras.
Nem todos os rótulos 2D são convertidos em marcadores porque filtros incorporados no algoritmo de detecção excluem falsos targets dos cálculos.
Se não houver uma cruz para o mesmo target ou a cor da cruz nas visualizações da câmera for diferente, então tal target não cria um par e será filtrado.